quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Salmo 2 - DEUS E O SEU UNGIDO

Podendo ter alguma articulação com o Sl 1, e talvez com algumas das colecções seguintes que integram o Livro dos Salmos, o Sl 2 pertence ao conjunto dos “salmos reais” e tem bastantes semelhanças com o Sl 110. Canta o domínio universal de Deus e acolhe as conotações messiânicas que a tradição lhe foi dando (At 4,25; 13,33; Heb 1,5; 5,5). Tem o aspeto de uma fórmula de entronização real, com expressões que, para um simples rei de Israel, poderiam ser excessivas, dada a modéstia de um tal reino. Mas tais fórmulas traduzem a importância da função real no Médio Oriente Antigo. (Fonte: Capuchinhos.org)

Aplicação
Se você estiver em perigo durante uma tempestade (originalmente tempestade no mar), recitar este salmo sem demora, utilizar como nome sagrada “Deus Todo Poderoso” e em seguida, recitar a oração pertencente a ele (abaixo). Escrever ambas em um pedaço de papel, coloca-lo dentro de um pote e com plena confiança no Onipotente, atirá-lo ao mar.

Oração:
Deixe estar, ó Deus Todo Poderoso, a tua vontade. Que a fúria da tempestade e o rugido das ondas seja cessado. Leve-nos ó Pai Misericordioso, para o local de nosso destino, em segurança e boa saúde, pois só contigo há força e poder. Só tu podes nos ajudar e certamente o fará em honra e glória de teu nome. Amem.

Este salmo também é um remédio eficaz contra enxaqueca. Escreva os oito primeiros versículos deste salmo, utilizando o nome sagrado (já descrito) sobre um pergaminho (papel) e pendurá-lo no pescoço do enfermo. Ore este salmo sobre ele com devoção e humildade, o sofrimento será aliviado.
(Fonte: 6º e 7º livros de Moisés)

Salmo

1 Porque se amotinam as nações
e  os povos fazem planos insensatos?
2 Revoltam-se os reis da terra
e os príncipes conspiram juntos
contra o SENHOR e contra o seu ungido:
3 “Quebremos as algemas
e atiremos para longe de nós o seu jugo!”
4 Aquele que habita nos céus sorri;
o Senhor escarnece deles.
5 Depois, atemoriza-os com a sua ira
e com a sua cólera confunde-os:
6 “Fui Eu que consagrei o meu rei
sobre o meu monte santo de Sião!”
7 Vou anunciar o decreto do SENHOR.
Ele disse-me: “Tu és meu filho,
Eu hoje te gerei.
8 Pede-me e Eu te darei povos como herança
e os confins da terra por domínio.
9 Hás-de governá-los com ceptro de ferro
e destruí-los como um vaso de barro.”
10 E agora, prestai atenção, ó reis!
Deixai-vos instruir, juízes da terra!
11 Servi o SENHOR com temor,
prestai-lhe homenagem com tremor,
12 para que não se irrite e não pereçais no caminho,
pois a sua ira irrompe num instante.
Felizes os que nele confiam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário