Este salmo pertence ao genero sapiencial e constitui uma espécie de meditação introdutória a todo o livro. Esta meditação, com claras conotações éticas, mostra que o livro, para além de ser uma antologia de orações pessoais e litúrgicas, é também um espelho de vida e de moral. Por isso, é sublinhada a simples divisão de caminhos ou comportamentos, que representam dois modos de vida com resultados diferentes (Dt 30,15-18). (Fonte: Capuchinhos.org)
Aplicação
(como descrito no 6º e 7º Livro de Moisés)
Quando uma mulher grávida teme um parto prematuro, deve escrever em pergaminho (papel) os três primeiros versículos deste salmo, substituindo o nome santo por “Deus Grande e Forte” em conjunto com a oração a seguir. Deve coloca-lo em um saquinho feito especificamente para esta finalidade e prende-lo com um cordão a seu pescoço, de forma que ele descanse sobre sua pele.
Oração:
Ó Deus Grande e Forte, permita que essa mulher, (nome e sobrenome), não tenha, neste momento ou em algum outro, um confinamento prematuro; conceda a ela toda sorte em seu parto e a ambos, boa saúde em seus corpos.
(Fonte: 6º e 7º livros de Moisés)
Salmo
1 Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
nem toma parte na reunião dos libertinos;
2 antes põe o seu enlevo na lei do SENHOR
e nela medita dia e noite.
3 É como a árvore plantada à beira da água corrente:
dá fruto na estação própria
e a sua folhagem não murcha;
em tudo o que faz é bem sucedido.
4 Mas os ímpios não são assim!
São como a palha que o vento leva.
5 Por isso, os ímpios não resistirão no julgamento,
nem os pecadores, na assembleia dos justos.
6 O SENHOR conhece o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios conduz à perdição.
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